Configurando o Robocode no Netbeans
by Carlos Nantes
Analisando algumas abordagens para dar aulas de Java, me deparei com o Robocode. Robocode é um jogo de programação cujo objetivo é programar a lógica de um tanque robô para que ele derrote outros robôs em uma batalha de tanques. Me pareceu uma ideia um tanto interessante poder utilizar isso como trabalho de graduação e permitir que o aluno utilize Java para programar uma parte do jogo.
Embora tenha uma interface gráfica bem simples para os padrões de jogos da atualidade, os conceitos que o aluno pode aprender com essa atividade são vários, incluindo:
- Herança e sobrescrita de métodos.
- Uso do laço infinito e estrutura condicional.
- Encapsulamento.
- Uso de constantes.
- Diferenciação entre classes e objetos.
- Interação com código aberto de terceiro e utilização de biblioteca
- Uso de eventos.
- Percepção do uso de threads.
- Aplicação da linguagem Java para programação de jogos.
- Uso de recursos da IDE para descobrir métodos e propriedades em objetos.
- Aplicação do ciclo de desenvolvimento: codificar, compilar e testar.
É possível programar o tanque robô diretamente da plataforma do Robocode, porém me parece mais apropriado programá-lo utilizando uma IDE como o Netbeans. Gravei dois vídeos tutoriais para mostrar como configurar integrar o Robocode no Netbeans e os deixo aqui disponíveis para futuras referências.
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